O programa Exporta Mais Brasil, criado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), completou um ano de atuação. Desde agosto de 2023, foram realizadas 5.145 rodadas de negócios entre compradores internacionais e empresas brasileiras, com um total de expectativa de R$ 469 milhões em negócios. Mais de 700 empresas já foram beneficiadas pelo programa, que visa incentivar as exportações brasileiras.
A ApexBrasil destaca a importância do Exporta Mais Brasil para fortalecer setores produtivos locais em todo o país, com foco especial nas regiões Norte e Nordeste, além de apoiar pequenas e médias empresas. A agência também se compromete com a equidade de gênero no comércio exterior, buscando incluir negócios liderados por mulheres.
O programa proporciona a oportunidade de empreendedores brasileiros se reunirem com compradores internacionais, gerando novas possibilidades de negócios. A aproximação ativa com diferentes setores da economia, em todas as regiões do Brasil, tem contribuído para impulsionar as exportações do país.
Empresas de diversos segmentos, como alimentos e bebidas, cosméticos, moda, madeira sustentável, couro, entre outros, têm participado das rodadas de negócios. A iniciativa beneficia tanto empresas já preparadas para exportar, quanto aquelas que necessitam de apoio para ingressar no mercado internacional.
Além disso, o programa tem atraído compradores de diversos países, como China, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, entre outros, ampliando as oportunidades de negócios para os empreendedores brasileiros. A ApexBrasil ressalta a importância do diálogo direto entre compradores e vendedores para impulsionar as exportações e diversificar as origens dos produtos brasileiros.
Ao longo do último ano, o Exporta Mais Brasil tem contribuído para o crescimento das exportações brasileiras, com resultados positivos que refletem o potencial do país no comércio internacional. A Agência continua atuando para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos para setores estratégicos da economia, apoiando empresas de todos os portes a conquistar mercados globais.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária