Na terça-feira passada, Buenos Aires sediou um evento promocional destinado a destacar o atum brasileiro, um dos tipos de peixes mais importantes e valiosos encontrados na região nordeste do Brasil. A iniciativa teve como objetivo reunir amantes da culinária e representantes de renomados restaurantes, bem como empresas interessadas em importar esse pescado, que se destaca pela forma artesanal de captura e pelo cumprimento das regras de sustentabilidade, características que agregam valor ao produto.
A sessão de degustação do atum brasileiro foi preparada por um chef de alta gastronomia da Argentina, evidenciando a qualidade e frescor do produto. Além disso, durante o evento, foi realizada uma rodada de negócios entre importadores e exportadores, que prometeu ótimas perspectivas para futuras parcerias comerciais.
A promoção do atum brasileiro visa ampliar a presença desse produto no mercado argentino e diversificar a lista de exportações do Brasil, fortalecendo o comércio internacional no setor pesqueiro. O evento contou com o apoio de diversas entidades, como a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embaixada do Brasil na Argentina.
O secretário-executivo adjunto do Mapa, Cleber Soares, marcou presença no evento e aproveitou sua estadia na Argentina para participar de reuniões com representantes do governo da província de Mendoza, discutindo possíveis colaborações comerciais e técnicas, incluindo questões relacionadas a fertilizantes. Além disso, ele também se encontrou com membros do setor de borracha natural para abordar a participação do Brasil nesse mercado em específico.
Para mais informações, os interessados podem contatar o departamento de imprensa através do e-mail imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária