A estrutura de um dos portos secos de Campinas, responsável por armazenar e desembaraçar cargas de comércio exterior, foi destacada por Bruno Trindade Barbosa, presidente da empresa que administra a estação aduaneira. Ele recebeu o novo superintendente de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo, Estanislau Steck, em uma visita realizada na segunda-feira (24).
Estanislau assumiu a superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em São Paulo no dia 5 de março. Ex-prefeito de Louveira (SP), Estanislau afirmou que pretende realizar uma gestão próxima dos servidores e produtores rurais do Estado. Durante a visita ao porto seco, ele esteve acompanhado do ex-superintendente, Fabio Paarmann, da chefe do Serviço Técnico Operacional, Neyde Dantas, e da chefe da regional do Mapa em Campinas, Patricia Schober.
Segundo informações de Bruno e do gerente de Governança e Relações Institucionais da empresa, Clayton Rodrigues, o porto seco movimentou 2,9 bilhões de dólares em cargas no ano de 2024, sendo equivalente ao valor movimentado pelo quinto maior aeroporto do país. Os valores dos aeroportos foram obtidos do Comex Stat, sistema do governo para extração de estatísticas do Comércio Exterior, enquanto o valor da empresa foi calculado a partir de seu próprio sistema de controle aduaneiro.
Durante a visita, Estanislau teve a oportunidade de conhecer os galpões onde as cargas são armazenadas, incluindo aquelas de natureza inflamável e refrigerada, como vacinas. A parceria do porto seco com o Mapa é fundamental não apenas para os produtos agropecuários, mas também para a fiscalização de paletes de madeira utilizados como embalagens de produtos diversos.
A equipe da empresa explicou que as inspeções realizadas no porto seco envolvem tanto produtos do agronegócio quanto outros itens que chegam em paletes de madeira. As mercadorias são classificadas em três categorias (verde, amarelo e vermelho), sendo que as verdes são liberadas rapidamente, as amarelas passam por análise documental e as vermelhas exigem uma análise mais detalhada, incluindo testes laboratoriais, conforme a necessidade.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária