logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Embrapa desenvolve plataforma digital para controle de pragas em fruteiras tropicais com tecnologia API.

COMPARTILHE

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) desenvolveu uma plataforma inovadora chamada AgroPragas, que reúne informações sobre pragas que afetam sete culturas tropicais – citros, banana, abacaxi, mamão, maracujá, manga e coco. Essa plataforma, criada no formato de API (Interface de Programação de Aplicação), tem como objetivo principal ajudar agricultores, técnicos e pesquisadores a controlar e prevenir a propagação de pragas nas lavouras.

Os dados disponíveis na plataforma são organizados por cultura e categoria de praga, fornecendo informações detalhadas sobre fatores que favorecem a ocorrência dessas pragas, bem como as formas de controle mais eficazes. Além disso, a Plataforma AgroPragas permite a integração desses dados com diferentes sistemas e serviços, facilitando o desenvolvimento de soluções inovadoras com base nessas informações.

A Embrapa está em busca de parceiros na área de tecnologia da informação interessados em colaborar no aprimoramento e na inserção da plataforma no mercado. A ideia é disponibilizar essas informações de maneira prática e direta para auxiliar no dia a dia dos produtores e técnicos de extensão rural. A ferramenta também faz parte do Programa de Inovação Aberta em Fruticultura (InovaFrut), que busca incentivar empresas, cooperativas e instituições a desenvolverem soluções tecnológicas em parceria com a Embrapa.

A Plataforma AgroPragas é composta por quatro produtos principais: uma base de conhecimento centralizada, um software web para gerenciamento das informações das pragas, a plataforma API para disponibilização dos dados e um aplicativo móvel para apresentação das características das pragas. Essa inteligência agronômica associada à marca Embrapa garante a confiabilidade e atualização constante dos dados disponibilizados.

A plataforma já está em fase de teste e vem sendo aplicada no auxílio a pesquisadores e estudantes. A intenção é futuramente integrá-la à AgroAPI, uma plataforma unificada de APIs da Embrapa voltada ao mercado de tecnologias em agricultura digital. Além disso, a Plataforma AgroPragas está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente ao Objetivo Número 2 – “Fome zero e agricultura sustentável”.

Professores e alunos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia já estão utilizando a plataforma gratuitamente para desenvolver novos produtos de software e explorar as potencialidades oferecidas pela ferramenta. A Embrapa também está em busca de parceiros externos para contribuir na construção do modelo de negócios da plataforma, visando sua exploração comercial futura. O edital InovaFrut está aberto para propostas de colaboração e desenvolvimento de soluções inovadoras na área de fruticultura em parceria com a Embrapa.

Com informações da Embrapa
Fotos: Foto: Tiago Lima / Embrapa

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade