A partir de janeiro de 2023, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando terá um novo líder à frente: o pecuarista Domício José Gregório Arruda Silva assumirá o cargo. Sua eleição, ocorrida na quinta-feira (08), garantiu uma expressiva parcela de votos válidos, com Domício obtendo 64,87% do total. Dos 632 votos contabilizados, 132 foram considerados inválidos ou nulos. A votação se estendeu das 09:00 às 18:00 na sede da associação em Uberaba (MG).
Durante o triênio 2023-2025, Domício Arruda liderará a entidade e planeja aumentar os investimentos no Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). Seus objetivos incluem implementar mecanismos que facilitem o acesso de pequenos e médios produtores a genética superior, obter a certificação internacional da raça e concretizar outros projetos estratégicos.
“Nosso objetivo é tornar a genética Girolando cada vez mais acessível para os criadores de todo o país, visto que essa raça contribui com 80% da produção de leite no Brasil. Já somos a segunda raça leiteira que mais vende sêmen e, devido à adaptabilidade e sustentabilidade dos animais Girolando em diversas regiões, nossa presença no mercado genético está preparada para uma expansão significativa”, ressaltou o presidente eleito.
Originário de Palmeira dos Índios, em Alagoas, Domício atualmente ocupa cargos como Diretor de Relações Institucionais e Comerciais na Girolando, Presidente da Associação dos Criadores de Alagoas e Vice-Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Alagoas. Desde 1986, ele atua como selecionador da raça na Fazenda Cachoeirinha, em Major Isidoro (AL). Com formação em engenharia agronômica e pós-graduação em Gestão do Agronegócio, suas qualificações refletem sua vasta experiência.
A nova diretoria também inclui pecuaristas renomados: Luiz Fernando Reis (Vice-Presidente), Marcos Amaral Teixeira (1º Diretor Administrativo), Rubens Balieiro de Souza (2º Diretor Administrativo), José Antônio da Silva Clemente (1º Diretor Financeiro), Luiz Cláudio Bastos de Moura (2º Diretor Financeiro), Alexandre Lopes Lacerda (Diretor de Relações Institucionais e Comerciais), José Renato Chiari (Diretor Técnico-Científico), Tatiane Almeida Drummond Tetzner (Diretora de Relações Internacionais) e Marcelo Renck Real (Diretor de Fomento e Eventos).
Sobre a Associação dos Criadores de Girolando
Destacando-se como um protagonista no setor de pecuária leiteira no Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando detém a delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para executar o Serviço de Registro Genealógico e o Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. A raça Girolando é responsável por surpreendentes 80% da produção de leite no país.
Fundada em 20 de dezembro de 1978, em Uberaba (MG), a associação continua a sediar uma série de eventos, cursos e exposições, com a Megaleite sendo seu evento principal. Com abrangência nacional junto aos criadores, a organização se destaca como pioneira na adoção de novas tecnologias, sendo a primeira associação a incorporar a genômica em seu programa de aprimoramento.
Fonte: Ascom Girolando