logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

DNC: Ministério da Agricultura confirma único caso em granja de avicultura no RS.

COMPARTILHE

Nesta quarta-feira (24), foram divulgados resultados negativos de duas novas análises de casos suspeitos na zona de proteção contra a doença de Newcastle (DNC), reforçando que o único caso confirmado foi em um estabelecimento de avicultura comercial de corte, localizado no município de Anta Gorda, no Vale do Taquari, em 17 de julho.

As análises são realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como laboratório de referência para o diagnóstico da DNC.

Equipes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da defesa agropecuária estadual estão atuando no local afetado, seguindo o Plano de Contingência para a doença, incluindo investigações epidemiológicas no raio de 10km ao redor da área afetada.

Na granja comercial onde ocorreu o foco, foram realizados os abates e enterro dos animais, além do início do processo de limpeza e desinfecção conforme protocolo sanitário.

Nesta mesma data, foi publicada uma redução da abrangência da área de emergência zoossanitária no estado do Rio Grande do Sul para os municípios de Anta Gorda, Doutor Ricardo, Putinga, Ilopolis e Relvado.

O Mapa informou que, até o momento, não foram identificados novos focos de DNC nas 443 propriedades visitadas, incluindo todos os alojamentos de produção avícola comercial na área afetada.

É importante ressaltar que a população pode continuar consumindo carne de frango e ovos, incluindo da região afetada, pois os produtos avícolas inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) continuam seguros e sem contraindicações.

Para as exportações de carnes de aves e seus produtos, algumas restrições permanecem, como as da China, Argentina e México para todo o Brasil, e apenas a Bolívia, Chile, Cuba, Peru e Uruguai para o estado do Rio Grande do Sul.

A doença de Newcastle (DNC) é uma enfermidade viral que afeta aves domésticas e silvestres, causando sintomas respiratórios, nervosos, diarreia e edema na cabeça. O vírus responsável pertence ao grupo paramixovírus aviário sorotipo 1 (APMV-1) e é virulento em aves de produção comercial.

Os últimos casos confirmados no Brasil ocorreram em 2006, afetando aves de subsistência nos estados da Amazônia, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade