logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Dia Mundial das Frutas destaca o Brasil como um dos maiores produtores e exportadores globais.

COMPARTILHE

As frutas são alimentos ricos em vitaminas e consumidos em todo o mundo, apresentando uma grande diversidade de tipos, texturas e formas de consumo. Neste dia 1º de agosto, é celebrado o Dia Mundial da Fruta.

O Brasil se destaca como um importante produtor de frutas, ocupando o terceiro lugar no ranking mundial, ficando atrás apenas da China e da Índia. O setor de fruticultura no país representa 16% de toda a mão de obra do agronegócio, de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

Em 2023, as exportações de frutas brasileiras atingiram o valor de US$ 1,35 bilhão, marcando um recorde histórico. As vendas externas de frutas do Brasil ultrapassaram a marca de US$ 1 bilhão desde 2019, com um aumento de 24,5% no último ano. O principal destino das frutas brasileiras no mercado internacional é a União Europeia, para onde cerca da metade do valor exportado é direcionado.

A produção de frutas no Brasil é uma atividade estratégica para o Ministério da Agricultura, que trabalha no fomento, desenvolvimento e fiscalização da fruticultura no país, incentivando boas práticas e exportações. A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) atua na garantia da fiscalização e certificação das frutas brasileiras, tanto para o mercado interno quanto para as exportações.

A produção de manga é concentrada na região nordeste do Brasil, enquanto o estado do Rio Grande do Norte se destaca na produção de melões. As uvas têm suas plantações concentradas em São Paulo, região Sul e alguns estados do nordeste.

As fiscalizações das frutas brasileiras são realizadas em estabelecimentos beneficiadores, embaladores e no comércio, com o objetivo de assegurar a qualidade e segurança dos produtos. A certificação é feita para atender às exigências dos países ou blocos econômicos de destino, relacionadas aos aspectos fitossanitários e higiênico-sanitários.

É importante ressaltar que as frutas exportadas devem estar livres de defeitos e resíduos de agrotóxicos, sendo submetidas a rigorosos controles de qualidade. No Brasil, o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC Vegetal) estabelece metas anuais de coleta de amostras para verificação da presença de resíduos, visando garantir a segurança dos alimentos para consumo interno e exportação.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade