Entre os dias 7 e 11 de outubro de 2024, Porto Alegre/RS foi sede de um curso de formação de chefes de painel sensorial de azeites de oliva. O objetivo do evento foi capacitar 18 participantes para conduzirem painéis sensoriais, seguindo os padrões estabelecidos pelo Comitê Oleícola Internacional (COI).
De acordo com Helena Rugeri, que é Coordenadora-Geral da Qualidade Vegetal do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, a ampliação da rede de laboratórios dedicados à análise sensorial de azeite de oliva no Brasil possibilitará um aumento na fiscalização tanto de produtos importados quanto do mercado interno.
O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária no Rio Grande do Sul (LFDA/RS) tem desenvolvido painéis sensoriais de azeites de oliva desde 2016 e em 2021 tornou-se o primeiro do Brasil a ser certificado pelo COI. Essas análises são essenciais para diferenciar o azeite virgem do extravirgem e auxiliam nas ações de fiscalização para combater possíveis fraudes nos produtos comercializados.
O curso, organizado pelo LFDA/RS com apoio do COI, teve como foco capacitar os participantes para gerenciarem painéis sensoriais de acordo com os métodos estabelecidos pelo COI. O evento contou com a participação de pessoas de diversas regiões do Brasil e de dois instrutores espanhóis.
Durante o curso, foram realizadas sessões teóricas e práticas nos laboratórios do LFDA/RS, com o uso da plataforma IOC-Panel para processar em tempo real os resultados das avaliações. Marcos Vinícios de Souza, Auditor Fiscal do LFDA/RS e coordenador do evento, destacou a importância da formação de novos chefes de painel para incentivar a criação de novos painéis sensoriais no Brasil.
Fabiano Barreto, coordenador do LFDA/RS, ressaltou que o curso de formação de chefes de painel sensorial de azeite de oliva, realizado em parceria com o DIPOV e o COI, é fundamental para estimular o desenvolvimento de novos painéis no país, ampliando a capacidade operacional e qualificando a cadeia produtiva.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária