No mês de outubro, em que é celebrado o Outubro Rosa, a Cooperativa Pindorama promoveu uma palestra para conscientizar suas colaboradoras sobre a importância da prevenção e cuidados contra o câncer de mama. Esse tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
A palestra foi ministrada pela médica do trabalho da Cooperativa, Lívia Nanes, que ressaltou a relevância do evento como forma de estimular os colaboradores a lutar contra a doença. Segundo a médica, quando os colaboradores se sentem valorizados e estimulados pela empresa a combaterem o câncer de mama, isso facilita até mesmo o trabalho da medicina, já que a prevenção ajuda a evitar maiores problemas e constrangimentos.
Após a palestra da profissional de saúde, os colaboradores puderam se divertir com uma encenação teatral realizada pelos atores Gedilson de Paula e Jey Felipe, do Teatro Corporativo do SESI-AL. Eles interpretaram os personagens Dr. Tonho e Tripa Seca, abordando, de maneira lúdica, um assunto tão delicado como o câncer de mama.
A coordenadora de Recursos Humanos da Pindorama, a psicóloga Alvacy Vieira, destacou a importância dessa abordagem mais leve ao tratar de assuntos que podem gerar estresse, como é o caso do câncer de mama. Para ela, a utilização do teatro permite tratar o tema de forma divertida e lúdica, o que facilita o aprendizado e a absorção de informações por parte dos colaboradores. Além disso, a presença do teatro no ambiente de trabalho promove descontração e interação entre os funcionários, pois anima e desperta a criança interior de cada um.
O evento foi realizado no Centro Administrativo da empresa e, além da palestra e da apresentação teatral, a Cooperativa Pindorama realizou um sorteio de 32 brindes entre as colaboradoras. Essa ação tem como objetivo não apenas conscientizar as funcionárias sobre o câncer de mama, mas também demonstrar o apoio e a valorização da empresa em relação à saúde e ao bem-estar de suas colaboradoras.
Com informações da ASCOM Pindorama