logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Comissão de Agricultura vai debater legislação da aviação agrícola

COMPARTILHE

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Lançamento da Frente Parlamentar do Café
Tião Medeiros é o autor do requerimento para a realização da audiência

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural vai realizar audiência pública na próxima quarta-feira (30) para debater a legislação brasileira relativa à aviação agrícola.

O requerimento para a realização do debate foi apresentado pelo deputado Tião Medeiros (PP-PR), que considera o emprego de aviões na agricultura “fundamental no aumento da eficiência produtiva sustentável, ao passo em que aplicações aéreas podem ser até 75 vezes mais rápidas do que as terrestres, com o consumo de água cerca de 8 vezes menor”.

Ele manifestou, no entanto, preocupação com a decisão do Supremo Tribunal Federal de manter a validade de legislação do Ceará que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos no estado. A decisão do STF foi manifestada em 26 de maio, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6137.

“O objetivo da audiência pública é possibilitar o amplo debate, no âmbito desta comissão, com os mais diversos atores da sociedade civil, para que os entraves legais ao desenvolvimento da aviação agrícola nacional sejam identificados, e, diante das soluções, novas oportunidades sejam criadas ao setor”, concluiu o deputado.

Confira a pauta da audiência e a lista de convidados.

A reunião será realizada no plenário 6, às 10 horas.