logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

BRICS realiza primeira reunião do Grupo de Trabalho de Agricultura para discutir desafios globais.

COMPARTILHE

O Grupo de Trabalho de Agricultura dos BRICS realizou a sua primeira reunião nesta semana, onde especialistas dos países membros discutiram estratégias para enfrentar desafios agrícolas globais e fortalecer a cooperação no setor. As reuniões foram coordenadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), juntamente com representantes de outros órgãos governamentais e dos demais países do bloco.

Durante a coletiva de imprensa realizada após as reuniões, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua, ressaltou a importância internacional do Brasil este ano, destacando eventos como a Cúpula dos BRICS e a presidência do Mercosul. Além disso, foi apresentado um documento preparatório que será discutido na próxima reunião dos ministros da Agricultura do bloco em abril.

O Grupo de Trabalho abordou diversos temas, como mudanças climáticas, degradação do solo, práticas agrícolas sustentáveis e desigualdade econômica. Também foram discutidos assuntos relacionados à segurança alimentar e nutricional, produção agrícola sustentável, comércio agrícola e infraestrutura, entre outros tópicos.

Além disso, a certificação eletrônica foi debatida como uma forma de agilizar e facilitar a rastreabilidade e a segurança no processo de certificação dos produtos agrícolas. O GT da Agricultura também irá discutir temas pertinentes à COP30, como a degradação de pastagens e a elaboração de soluções sustentáveis.

O BRICS representa uma parcela significativa da produção agrícola mundial, sendo responsável por grande parte das exportações de produtos como carnes, arroz, soja, trigo e milho. O Brasil, por exemplo, exportou US$ 165 bilhões em produtos agropecuários em 2024, sendo 41% para os países membros do bloco.

As conferências virtuais técnicas do GT estão agendadas para os próximos dias, seguidas de reuniões técnicas presenciais e visitas de campo em abril. O objetivo do grupo é promover sistemas alimentares resilientes e avançar em soluções sustentáveis que beneficiarão milhões de pessoas em todo o mundo.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade