O Brasil recebeu com alegria a notícia de que o governo da Turquia deu autorização para a exportação de heparina crua bovina para o país. Trata-se de um subproduto de origem animal utilizado na produção de medicamentos e dispositivos médicos, devido às suas propriedades anticoagulantes.
Anteriormente, em maio de 2024, a Turquia já havia permitido a exportação de gelatina, colágeno não comestível, ovoprodutos e vísceras destinadas à alimentação animal, provenientes do Brasil.
No ano passado, a Turquia foi o 13º maior destino das exportações agrícolas brasileiras. Em 2023, o Brasil exportou produtos agrícolas no valor de US$ 2,42 bilhões para o mercado turco, com destaque para a soja, produtos têxteis e café. Apenas nos primeiros sete meses deste ano, o agronegócio brasileiro já exportou mais de US$ 2,16 bilhões para a Turquia.
Com a abertura deste novo mercado, o agronegócio brasileiro completa sua 101ª abertura de mercado no ano, totalizando 179 aberturas em 58 destinos desde o início de 2023.
Esses resultados positivos são resultado do trabalho conjunto realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Para mais informações sobre o assunto, a imprensa pode entrar em contato através do e-mail imprensa@agor.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária