O Brasil acaba de firmar um acordo para exportação de aves de zoológico ao México, onde serão utilizadas tanto para pesquisa científica como para impulsionar o turismo local. Esta nova parceria se junta às autorizações conquistadas em 2024 para exportar material genético asinino e avícola, pepsina suína, óleo de aves e óleo de peixes destinados à alimentação animal.
O México figura como o oitavo maior destino dos produtos agrícolas brasileiros, com exportações avaliadas em US$ 1,82 bilhão nos primeiros sete meses deste ano. Com essa nova abertura de mercado, o agronegócio brasileiro alcança sua 103ª conquista de mercado somente neste ano, totalizando 181 aberturas em 58 destinos desde o início de 2023.
Esses resultados só foram possíveis graças ao trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). A parceria entre esses dois órgãos possibilitou a expansão das exportações brasileiras e a abertura de novos mercados para produtos nacionais.
Para mais informações sobre as exportações e parcerias internacionais do Brasil no setor agrícola, a imprensa pode entrar em contato através do e-mail imprensa@agor.gov.br. Essa iniciativa visa fortalecer a imagem do país como um parceiro confiável e competente no mercado global de agronegócio.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária