logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Brasil exporta suínos de alta genética para a Colômbia via aérea após ajustes no Mapa

COMPARTILHE

No último domingo, o Brasil realizou a primeira exportação de suínos reprodutores de alta genética para a Colômbia, por via aérea. A operação foi realizada pela Granja Elite Gênesis, empresa localizada em Paranavaí (PR). Nos últimos dois anos, foram feitos ajustes nos procedimentos de importação e exportação articulados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a fim de permitir essa operação inédita.

Esses ajustes envolveram diversos atores, como importadores, representantes legais, órgãos anuentes como Receita Federal e Mapa, além do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), que é a única porta de entrada e saída de suínos por via aérea no Brasil.

O objetivo dos ajustes foi agilizar o processo de recebimento de embarques com grandes quantidades de animais de altíssimo valor genético, oriundos dos Estados Unidos e Canadá a partir de 2023. A preocupação era garantir que esses animais importados ficassem em condições confortáveis o mais rápido possível ao chegarem em Viracopos, coordenado pela chefia do Vigiagro.

Antes dos ajustes, o processo de liberação de cargas importadas levava cerca de 24 horas. Após as mudanças, esse processo pode ser concluído em apenas 8 horas. Esse tipo de agilidade na conferência e liberação visa garantir a saúde e o bem-estar animal, reduzindo o risco de mortalidade.

Durante o período de março a setembro de 2023, desembarcaram em Viracopos 7.500 animais desse padrão em oito voos, destinados a duas empresas. Todos os animais passaram por quarentena nos países de origem e, ao desembarcarem em Viracopos, foram transportados para a Estação Quarentenária de Cananéia (EQC), do Mapa, para observação antes de serem liberados.

Graças às parcerias público-privadas e investimentos feitos, as empresas conseguiram consolidar seus plantéis de elite de suínos reprodutores, permitindo que o Brasil exporte animais de altíssimo valor genético para outros países.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade