O Brasil comemorou a recente aceitação, por parte do governo vietnamita, da proposta de Certificado Sanitário Internacional para a exportação de peles salgadas de bovinos do país para o Vietnã. Essa notícia é de grande importância, visto que as peles são amplamente utilizadas na indústria de couro vietnamita, suprindo a demanda por matérias-primas de alta qualidade utilizadas na produção de calçados, móveis e acessórios, setores estratégicos para a economia do país asiático.
Essa abertura de mercado fortalece a relação comercial entre Brasil e Vietnã, que é o quinto maior destino das exportações do agronegócio brasileiro no último ano. No período de janeiro a novembro de 2024, o Vietnã importou mais de US$ 3,51 bilhões em produtos agropecuários do Brasil.
Essa conquista representa a primeira abertura de mercado em 2025, evidenciando a importância do comércio bilateral entre ambos os países. Desde o início da atual gestão, foram abertos 303 novos mercados em 62 países, resultado de um esforço conjunto do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Esses resultados positivos são fruto do trabalho dedicado das autoridades brasileiras em promover o comércio internacional e ampliar as oportunidades de exportação para o país. Para mais informações sobre o assunto, a imprensa pode contatar através do e-mail imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária