logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Brasil e China firmam acordos comerciais que beneficiam o setor agropecuário brasileiro

COMPARTILHE

O Brasil fechou acordos comerciais com a China, seu principal parceiro comercial, abrindo novos mercados para produtos do setor agropecuário. Foram estabelecidos quatro protocolos entre o Ministério da Agricultura e Pecuária e a Administração Geral de Aduana da China, que permitem a exportação de uvas frescas, gergelim, sorgo e produtos derivados de peixe para alimentação animal.

Essa conquista representa a abertura do 281º mercado agropecuário para o Brasil desde o início de 2023. Com o aumento das exportações para a China, estima-se um potencial comercial anual de até US$ 500 milhões, segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.

Entre os produtos que serão exportados para a China, está o gergelim, no qual o Brasil vem aumentando sua participação no mercado mundial. Além disso, a farinha de peixe e outros produtos derivados de peixe são bastante demandados pelo país asiático, que é o principal importador desses produtos a nível global.

No caso das uvas frescas, o Brasil tem registrado um crescimento exponencial nas exportações, com destaque para os estados de Pernambuco e Bahia. As empresas que exportarão esses produtos para a China precisarão cumprir requisitos específicos, como boas práticas agrícolas e sistemas de controle de qualidade.

A expectativa é que as novas parcerias comerciais fortaleçam a relação entre Brasil e China, que completou 50 anos em 2024. O país sul-americano é reconhecido como um fornecedor confiável e seguro de alimentos e energias renováveis para a China, o que abre caminho para ampliação das parcerias comerciais no futuro.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade