Nesta segunda-feira, um conjunto de acordos e tratativas foram firmados em uma reunião entre representantes do Brasil e do Chile, abordando diversos temas de interesse mútuo. O foco principal foi a cooperação técnica agropecuária, com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil e o Ministério da Agricultura chileno.
O objetivo desse acordo é fomentar o desenvolvimento dos sistemas agropecuários através da implementação conjunta de programas, projetos e eventos nas áreas de interesse comum aos dois países. O Chile demonstrou interesse em iniciativas como o Zoneamento Agrícola de Risco Climático e a Agricultura de Baixo Carbono.
O presidente chileno e o ministro da Agricultura do Brasil destacaram a importância da integração entre os países e dos acordos assinados. Destacaram também a necessidade de fortalecer as relações políticas e de amizade entre as nações, visando benefícios mútuos.
Além da cooperação técnica agropecuária, foram assinados outros dois acordos. Um deles é sobre a certificação eletrônica de vinhos e bebidas alcoólicas, buscando facilitar a troca de certificados oficiais entre os dois países. O outro acordo é um aditivo ao memorando sobre reconhecimento mútuo da certificação orgânica, com o objetivo de facilitar o comércio entre Brasil e Chile e incentivar a participação de pequenos e médios produtores no mercado exportador.
Essas iniciativas buscam estreitar os laços entre os países, melhorar as relações comerciais e promover o desenvolvimento sustentável da agricultura e pecuária, trazendo benefícios para ambos os lados.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária