Na última quinta-feira, a Embaixada do Brasil em Buenos Aires e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizaram um seminário com o objetivo de discutir o potencial de cooperação entre Brasil e Argentina na produção e comércio de fertilizantes e insumos. O evento, organizado com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), enfatizou a complementaridade entre os dois países nesse setor e buscou promover sinergias regionais para fortalecer o agronegócio.
Durante o seminário, o secretário-executivo adjunto do Mapa, Cleber Soares, liderou um painel sobre políticas públicas e ações de cooperação na América do Sul para a produção de fertilizantes. Ele destacou os avanços do Plano Nacional de Fertilizantes do Brasil, o papel estratégico da Argentina na produção de potássio e a importância da política brasileira de bioinsumos, com foco na implementação do Programa Nacional de Bioinsumos. Cleber ressaltou como a experiência do Brasil no desenvolvimento e aplicação de bioinsumos pode beneficiar os países do Mercosul e da região, promovendo a expansão da tecnologia sustentável.
Além disso, a adida agrícola do Brasil na Argentina, Andrea Parrilla, participou do seminário, enfatizando o papel das adidâncias agrícolas no fortalecimento das relações bilaterais e destacando oportunidades para ampliar o comércio e o acesso a insumos agrícolas com preços competitivos.
O seminário também contou com a presença do embaixador do Brasil na Argentina, do secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca argentino, e do diretor-geral do IICA, juntamente com representantes do setor público e privado de ambos os países. Um dos momentos importantes do evento foi a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Mapa e o governo da província de Mendoza, com o intuito de fomentar a cooperação em áreas estratégicas do agronegócio e promover a troca de tecnologias para otimizar o comércio bilateral.
No encerramento do seminário, Cleber Soares agradeceu a todos os envolvidos e ressaltou a importância da integração regional para fortalecer o setor agrícola e garantir a segurança alimentar na América do Sul.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária