O setor de agricultura orgânica no Brasil vem crescendo e se desenvolvendo, com mais de 25,4 mil registros no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. Em uma reunião realizada no Ministério da Agricultura e Pecuária, o ministro Carlos Fávaro discutiu propostas para fortalecer ainda mais esse segmento, juntamente com representantes da Câmara Setorial Temática da Cadeia Produtiva da Agricultura Orgânica, como Rogério Dias, Joe Valle e o deputado federal Bohn Gass.
O ministro destacou a importância de expandir o acesso aos alimentos orgânicos, ressaltando que a produção orgânica tem apresentado aumento na produtividade e redução nos custos de produção. Para isso, o Ministério da Agricultura, por meio das Secretarias de Defesa Agropecuária e de Política Agrícola, está trabalhando na revitalização da Câmara Setorial e na revisão das normativas do setor. Além disso, estão sendo estudados ajustes para facilitar o acesso a linhas de crédito com juros diferenciados, visando incentivar e promover a produção orgânica no país.
Segundo a Lei nº 10.831/2003, produtos orgânicos são aqueles produzidos seguindo um sistema que prioriza a utilização de recursos naturais e socioeconômicos, com métodos culturais, biológicos e mecânicos, sem o uso de materiais sintéticos, organismos geneticamente modificados ou radiações ionizantes. Para serem comercializados, os produtos orgânicos precisam passar por certificação de organismos credenciados pelo Ministério da Agricultura.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Assessoria de Imprensa do Ministério por meio do e-mail imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária