logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Brasil assina acordo com China para exportação de pescados de origem extrativa

COMPARTILHE

Na última terça-feira, ocorreu uma cerimônia no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília, onde foi assinado um protocolo entre o Brasil e a China que permitirá a exportação de pescados de origem extrativa para o país asiático.

As negociações para abrir esse mercado vinham sendo realizadas desde 2016 e eram uma demanda da Câmara Setorial de Pescados do Mapa. O novo protocolo autoriza a exportação de todos os pescados de origem extrativa que cumpram com os requisitos estabelecidos pelas autoridades chinesas.

Em 2024, a China importou um total de 17,9 bilhões de dólares em pescados de diversos tipos. Esse acordo reforça a posição do Brasil como um fornecedor confiável de alimentos no mercado global e fortalece a relação estratégica com a China. Para o setor pesqueiro brasileiro, a assinatura desse protocolo não só significa um aumento nas exportações, mas também abre novas possibilidades de crescimento e diversificação de mercados.

Na cerimônia de assinatura estiveram presentes o secretário de Comércio e Relações Internacionais (SCRI/Mapa), Luís Rua; o secretário Adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira; o secretário Adjunto de Defesa Agropecuária (DAS/Mapa), Allan Alvarenga; o diretor do Departamento da Indústria do Pescado (SNPI/Mapa), José Ravagnani; e a vice-ministra da GACC, Lyu Weihong, acompanhada por representantes do GACC, órgão responsável pelas questões sanitárias e fitossanitárias na China.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade