A II Conferência Mundial da Indústria Florestal, realizada em Nanning, na China, contou com a presença de aproximadamente 1.600 representantes do setor florestal de diversos países. Durante o evento, foi apresentado o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O PNCPD é uma iniciativa do governo brasileiro que tem como objetivo recuperar cerca de 40 milhões de hectares de áreas de baixo e médio vigor produtivo de forma sustentável em todo o país. A proposta é promover a recuperação das pastagens utilizando sistemas integrados em conformidade com as diretrizes do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária 2020-2030 (Plano ABC+), visando aumentar a rentabilidade dos produtores sem comprometer o meio ambiente.
Durante sua apresentação, a secretária-adjunta do Mapa, Lizane Ferreira, ressaltou a importância da parceria bilateral com a China, um grande importador de produtos florestais brasileiros. Ela destacou o potencial do Brasil para expandir suas áreas de florestas plantadas, mantendo a sustentabilidade econômica e ambiental.
O evento reuniu especialistas, acadêmicos e gestores governamentais de todo o mundo para discutir tecnologias e oportunidades no setor florestal, promovendo a cooperação global e o desenvolvimento sustentável. Representantes do Mapa, como os adidos Agrícolas Jean Felipe Celestino Gouhie e Leandro Diamantino Feijó, e o Coordenador de Captação de Recursos do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas, Flavio Tadeu Costa Silva, participaram ativamente das discussões.
Para mais informações, a imprensa pode contatar o e-mail imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária