No último mês, em Basiléia, na Suíça, o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, participou da Annual Biocontrol Industry Meeting (ABIM), onde apresentou o panorama atual da regulamentação de produtos biológicos no Brasil. Durante o evento, foi destacado o papel do Governo Federal no apoio e incentivo à expansão do setor de bioinsumos, como parte de uma agricultura sustentável.
O Brasil se destaca como líder global na utilização e produção de bioinsumos, incluindo inoculantes, biofertilizantes e produtos biológicos para controle de pragas. A legislação brasileira é reconhecida como uma das mais avançadas do mundo, servindo como referência na transição regulatória de produtos de base biológica.
O secretário Goulart ressaltou que quase metade dos produtores agrícolas brasileiros já adotam produtos biológicos em suas práticas. Nos últimos 20 anos, o Ministério da Agricultura e Pecuária registrou 662 produtos de baixo impacto, disponíveis para utilização pelos agricultores. O aumento da oferta desses produtos nos últimos anos demonstra o progresso na adoção e transição para o uso de biológicos no campo.
A produção brasileira de bioinsumos tem um crescimento anual de 30%, superando a média mundial de 18%. O estímulo ao uso de bioinsumos envolve um diálogo contínuo entre governo, produtores e pesquisadores, visando garantir a segurança e eficácia desses produtos, além de promover inovação e o uso de tecnologias no setor agrícola.
Além do secretário Carlos Goulart, a delegação brasileira presente na ABIM contou com a participação da diretora do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Edilene Cambraia, e da chefe da Divisão de Registro de Produtos Formulados do Ministério da Agricultura, Tatiane Nascimento.
A ABIM é um importante evento promovido pela Associação Internacional de Fabricantes de Biocontrole (IBMA) e FiBL, que reúne especialistas de diversos países para discutir novos produtos, oportunidades de mercado e avanços na regulamentação de bioinsumos. A edição de 2024 teve a presença de mais de 1.800 participantes de 50 países e mais de 150 expositores, consolidando-se como o maior evento mundial dedicado a produtos biológicos.
Os bioinsumos, produtos à base de componentes biológicos como microrganismos e extratos vegetais, desempenham um papel crucial na produção agrícola, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a cadeia de produção. Além de combater pragas e doenças, esses produtos promovem a fertilidade do solo e contribuem para uma agricultura mais sustentável e biodegradável.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária