O governo brasileiro recentemente anunciou a autorização dos governos da Coreia do Sul e da Guatemala para a exportação de novos produtos agropecuários do Brasil. Na Coreia do Sul, foi autorizada a exportação de gergelim brasileiro, o que representa uma oportunidade para a ampliação da presença no mercado sul-coreano, um dos principais destinos para produtos agropecuários brasileiros. Em 2024, a Coreia do Sul importou mais de US$ 2,85 bilhões em produtos agropecuários do Brasil, com ênfase nos setores de cereais, carnes e oleaginosas.
Já na Guatemala, a autoridade sanitária confirmou que os exportadores brasileiros de gelatina e colágeno cumprem os requisitos sanitários exigidos. Essa abertura de mercado fortalece a parceria comercial entre os dois países e facilita o acesso da indústria brasileira de insumos alimentícios e farmacêuticos ao mercado guatemalteco. Em 2024, o Brasil exportou US$ 248,9 milhões em produtos agropecuários para a Guatemala, com destaque para os produtos florestais, cereais e oleaginosos.
Com essas novas autorizações, o agronegócio brasileiro conquista 317 aberturas de mercado desde 2023, o que contribui para a diversificação das exportações e consolida o Brasil como um dos principais fornecedores globais de alimentos e insumos agropecuários. Estes resultados são fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Para mais informações, a imprensa pode contatar a assessoria de imprensa através do e-mail imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária