O Ministério da Agricultura e Pecuária disponibilizou em seu site o Boletim de Finanças Privadas do Agro referente ao mês atual, com dados atualizados até janeiro de 2025 sobre os principais títulos e fundos de financiamento do agronegócio brasileiro.
Dentre os títulos analisados, destaca-se a Cédula de Produto Rural (CPR). Durante o início da safra 2024/25 até janeiro, o valor acumulado de novas CPR registradas alcançou a marca de R$ 243,77 bilhões, um aumento de 70% em relação ao mesmo período da safra anterior. O estoque total das CPR ativas atualmente é de R$ 479,77 bilhões, um aumento de 55% em comparação ao ano anterior.
A CPR tem tido um papel importante na safra atual, proporcionando financiamento aos produtores rurais, complementando o crédito rural que, quando subvencionado, está sujeito à disponibilidade orçamentária e a restrições fiscais.
Quanto aos demais títulos e ao Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agronegócio (Fiagro), embora apresentem taxas de crescimento menores do que nos últimos meses, ainda há um crescimento significativo dos estoques, variando entre 11% e 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para acessar o Boletim completo e obter mais informações sobre as Finanças Privadas do Agro, é possível clicar aqui. Para informações adicionais, a imprensa pode entrar em contato através do e-mail imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária