Na tarde de quarta-feira (18), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se encontrou com representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) para discutir o evento preparatório da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP30). O encontro, intitulado Action Agenda on Regenerative Landscapes (AARL) Brazil Summit, será coorganizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e pelo Boston Consulting Group (BCG).
Com foco em “Escalando Agricultura Regenerativa em Paisagens no Cerrado Brasileiro”, o evento está marcado para os dias 15 e 16 de abril deste ano, no município de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. O objetivo é debater políticas de investimento para a recuperação de áreas degradadas e a expansão da agricultura regenerativa no Cerrado Brasileiro. Os resultados dessas discussões serão apresentados durante a COP30, que ocorrerá em novembro deste mesmo ano.
Durante a reunião, o ministro Fávaro enfatizou a importância dos eventos preparatórios para estruturar as questões que serão abordadas na COP30. Ele destacou a evolução da agropecuária brasileira com foco na sustentabilidade como tema central dos debates, visando mostrar ao mundo a ecologia do país.
Além disso, foram discutidos o Plano Safra 2025/26 em relação aos produtores de cacau, com o objetivo de impulsionar o crescimento da produção brasileira, bem como o monitoramento e mapeamento do potencial de áreas irrigáveis no estado da Bahia.
O presidente da Aiba, Moisés Schmidt, ressaltou a eficiência dos produtores brasileiros na produção agropecuária, mencionando a Plataforma Agro Brasil + Sustentável como um importante canal para o reconhecimento da conformidade com a legislação ambiental e para a criação de oportunidades comerciais para os produtores.
Na reunião estiveram presentes o secretário-adjunto de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, João Crescêncio; o diretor de Produção Sustentável e Irrigação, Bruno Brasil; e as diretoras das áreas Financeira, Executiva e Institucional da Aiba, respectivamente, Cristina Gross, Lizane Ferreira e Karen Machado.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária