Entre os dias 16 e 19 de junho, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estiveram em Bonn, na Alemanha, para participar da 62ª sessão dos Órgãos Subsidiários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC SB62). Este evento reuniu mais de cinco mil delegados governamentais e stakeholders para discutir questões cruciais relacionadas à mudança climática, com foco especial nas implicações para a agricultura, especialmente em regiões mais vulneráveis.
Um dos principais assuntos abordados na conferência foi a continuidade das negociações sobre indicadores de adaptação às alterações climáticas, além da promoção de uma transição justa e a necessária mobilização de financiamentos climáticos. Essas discussões servirão de preparação para a Conferência das Partes (COP30), que será realizada em Belém, no estado do Pará.
Bruno Brasil, diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, salientou a relevância da participação da delegação brasileira nas negociações multilaterais da UNFCCC, destacando que essa presença é crucial para o fortalecimento da agricultura nacional e para a defesa dos interesses do setor no cenário global.
No âmbito da SB62, ocorreu o primeiro workshop do Grupo de Trabalho Conjunto de Sharm El Sheikh, que se destacou por promover a segurança alimentar, a erradicação da fome e a identificação das vulnerabilidades dos sistemas produtivos diante das mudanças climáticas. Durante essa oportunidade, foi enfatizada a importância de priorizar medidas de adaptação e a construção de resiliência na agricultura, apresentando o setor agropecuário brasileiro como um modelo de produção tropical sustentável.
Outro evento relevante foi a reunião da iniciativa Food and Agriculture for Sustainable Transformation Partnership (Parceria FAST), promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Neste encontro, que contou com a co-presidência do Azerbaijão, Brasil e Egito, foram discutidos mecanismos de financiamento climático voltados para a agricultura e a agenda da COP30, que se concentra na recuperação de áreas degradadas e na melhoria da segurança alimentar.
A delegação do Mapa também participou do evento “Produção Pecuária Sustentável e Resiliente para Transformação do Sistema Alimentar e Ação Climática”. Co-organizado pelo Instituto Internacional de Pesquisa Pecuária (ILRI) e os Ministérios da Agricultura do Quênia e Brasil, o evento forneceu uma plataforma para discutir políticas públicas e iniciativas, como o Plano Setorial para Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono (ABC+) e o Programa Caminho Verde Brasil, que buscam facilitar a transição para sistemas pecuários mais sustentáveis e resilientes.
Entre os representantes do Mapa estavam Jorge Caetano, coordenador-geral de Mudanças do Clima e Desenvolvimento Sustentável; Luís Rangel, fiscal agropecuário; e Eduardo Sampaio, adido agrícola na Alemanha, além de pesquisadores da Embrapa. A participação ativa e colaborativa nesses encontros é vista como uma chance para reforçar e atualizar as estratégias nacionais focadas na sustentabilidade e na adaptação às mudanças climáticas.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária