O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Aeroporto Internacional de Guarulhos realizou uma importante apreensão na última sexta-feira (6). Um passageiro proveniente da Nigéria teve sua bagagem fiscalizada e foram encontrados 42,43 quilos de produtos de interesse agropecuário que poderiam conter pragas ou doenças prejudiciais para plantas e animais.
Além dos produtos, a equipe do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) também encontrou 300 penas de aves, possivelmente de papagaio-do-congo e coruja. A fiscalização contou com a participação da Receita Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
Há indícios de que a mercadoria apreendida seria destinada a fins religiosos e tivesse origem em aves da fauna silvestre exótica. O passageiro alegou ter recebido a mala apenas no aeroporto de embarque, para entregá-la a um desconhecido em Guarulhos.
Porém, para entrar no Brasil, esse tipo de material exige licença de importação, documento que não foi apresentado. Os produtos irregulares representam um risco à sanidade da agropecuária do país.
O Vigiagro atua em todos os pontos de fronteira do Brasil com o objetivo de prevenir a introdução, a disseminação e o estabelecimento de pragas e doenças. Este setor do Mapa garante que as importações não comprometam a saúde da população e dos animais.
Ficamos à disposição para mais informações através do e-mail Imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária