logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ação do Ministério da Agricultura evita entrada de animais e materiais perigosos no Brasil

COMPARTILHE

Um voo com origem na Nigéria desembarcou na tarde de terça-feira (28) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, onde foi fiscalizado pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Durante a inspeção, foram encontrados diversos materiais orgânicos, como ratos empalados, morcegos, camaleões, cabeças de cobra, bagres secos e até uma cabeça decapitada de um cachorro, acompanhados por larvas.

A bagagem, que era uma encomenda, estava aguardando do lado de fora da área de fiscalização e foi apreendida e destinada à incineração. Essas apreensões não são incomuns no aeroporto, sendo que no final de novembro uma bagagem foi interceptada com 386 tartaruguinhas de casco mole chinesas.

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa atua para evitar a entrada desses materiais orgânicos devido ao risco zoossanitário que representam. Produtos de interesse agropecuário que não são devidamente tratados e certificados podem trazer larvas, insetos e outros micro-organismos que podem introduzir doenças e pragas no Brasil, comprometendo a produção agropecuária nacional.

Países com sistemas eficientes de defesa agropecuária costumam restringir a entrada de material orgânico. Por isso, é importante que os passageiros consultem as listas de restrições do país de destino antes de viajar. Essas medidas visam garantir a segurança e qualidade da produção agropecuária nacional.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade