logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Tempestades e quedas de temperatura marcam previsão do INMET para a Região Sul e Sudeste.

COMPARTILHE

Na madrugada e no início da manhã de hoje, 22 de outubro, o Brasil registra tempestades significativas na Região Sul, conforme as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Dados coletados até às 9h, horário de Brasília, revelam acumulados expressivos de chuvas em várias localidades. Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, lidera com 86,0 mm de precipitação. Em seguida, Campina da Lagoa e Mal. Cândido Rondon, ambos no Paraná, registraram 81,0 mm e 73,8 mm, respectivamente.

Além das chuvas, a ventania também se destacou. Em Mal. Cândido Rondon, foram registradas rajadas de 101 km/h, seguidas por Diamante do Norte com 96 km/h, Ourinhos em São Paulo com 92 km/h, Chapecó em Santa Catarina com 88 km/h e Bragança Paulista também em São Paulo com 86 km/h.

Para o restante do dia, a expectativa de novas tempestades permanece, especialmente em áreas de Santa Catarina e Paraná, com possibilidade de extensão para as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. Os avisos de tempo severo estão em vigor, indicando a necessidade de precaução para a população.

O avanço de uma frente fria está em curso, o que poderá trazer tempestades aos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, além de áreas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Isoladamente, tempestades também são esperadas para o Distrito Federal e partes de Tocantins, Pará e Espírito Santo. Enquanto isso, as chuvas intensas continuam a afetar Santa Catarina e Paraná.

Na terça-feira, 23 de outubro, é previsto um declínio de temperatura em toda a Região Sul, além das partes sul de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Há também a possibilidade de ocorrência de geadas fracas nos planaltos de Santa Catarina e Paraná.

O INMET, vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, colabora com a Organização Meteorológica Mundial desde 1950, buscando informar e alertar a população sobre as condições climáticas que podem afetar diversas regiões do Brasil. A observação e o monitoramento contínuo são essenciais para garantir a segurança de todos diante das intempéries.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade