Entre os dias 1 e 3 de julho, a capital paraense sediou um seminário focado nos resultados e nas estratégias para o fortalecimento das cadeias produtivas do cacau e do açaí no Estado do Pará. O evento foi promovido pelo Projeto Rural Sustentável Amazônia (PRS/AM), em colaboração com o Ministério da Agricultura e Pecuária, e alinhou a discussão sobre o desenvolvimento econômico dessas cadeias com práticas de preservação ambiental.
O seminário teve como objetivo central debater propostas práticas e soluções inovadoras que podem impulsionar o crescimento econômico das comunidades envolvidas na produção dessas culturas. Durante a abertura, foi revelada a metodologia aplicada nas organizações socioprodutivas (OSPs), que são, em sua maioria, constituídas por comunidades tradicionais, incluindo um alto número de mulheres e jovens. Os planos de mercado e estudos apresentados apontaram a viabilidade e as oportunidades que podem ajudar a diminuir as desigualdades sociais e valorizarem tanto a cultura local quanto os conhecimentos tradicionais.
De acordo com João Crescêncio, da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, o seminário foi um espaço para a identificação de sinergias entre diferentes ações e parceiros. Ele ressaltou a importância de disseminar boas práticas de forma organizada para aqueles que realmente produzem. O coordenador de Fortalecimento de Cadeias Produtivas do PRS Amazônia, Pedro Xavier, mencionou que o evento permitiu a troca de experiências e resultados de um diálogo profundo com produtores e instituições.
No encontro, estiveram presentes representantes de várias organizações, como a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, Emater, Embrapa, além de produtores rurais e acadêmicos. O ambiente propiciou uma rica troca de ideias sobre como enfrentar os desafios estruturais que ainda existem nas cadeias produtivas, além de promover a valorização da floresta.
Para o futuro, está previsto um próximo evento em Manaus, no dia 10 de julho, onde será realizado o Seminário de Encerramento do Programa Rural Sustentável do Amazonas. Neste seminário, os participantes poderão conhecer estudos de mercado e um plano de fortalecimento para as cadeias da Castanha-do-Brasil e do Pirarucu de Manejo.
O PRS Amazônia tem como principal objetivo reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) na região amazônica por meio do desenvolvimento de cadeias de valor sustentáveis. Ele é resultado de uma colaboração técnica que envolve diversas instituições, com foco na promoção de práticas ambientais responsáveis.
Nesse sentido, em janeiro de 2025, o projeto recebeu um reforço financeiro para a criação de planos de negócios técnico-participativos e para a prestação de Assistência Técnica Organizacional (ATO) a várias organizações socioprodutivas e suas comunidades. A próxima fase do projeto se concentrará na aquisição de benefícios coletivos e serviços de ATO, com início programado para setembro de 2025, garantindo assim um suporte fundamental para o desenvolvimento sustentável das atividades produtivas na região.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária