O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), firmou parcerias com quatro associações referentes ao setor florestal brasileiro. Os Protocolos de Intenção assinados nesta terça-feira (30) buscam ampliar as oportunidades para os silvicultores e oferecer apoio institucional à Rede Floresta +, parte do Plano Floresta + Sustentável, com o objetivo de promover investimento e cooperação técnica no setor.
As associações que firmaram compromisso com o Mapa são a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), a Associação dos Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta/MT), a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI) e a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre). A entrada dessas instituições na Rede Floresta + irá facilitar a conexão entre projetos e entidades interessadas em financiá-los.
De acordo com o secretário substituto de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), Pedro Neto, a adesão das associações à Rede Floresta + destaca a importância da cadeia produtiva baseada na floresta plantada. O estímulo à economia florestal sustentável não só atende ao Plano de Ação para Recuperação de Áreas Degradadas e Manejo de Florestas do Mapa, como também promove práticas sustentáveis, abrindo novas perspectivas de negócio e renda para os produtores rurais.
O Plano Floresta + Sustentável tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Brasil, focando no estímulo à produção sustentável, recuperação de áreas degradadas e fortalecimento de cadeias produtivas. Um dos eixos de atuação do plano é a Rede Floresta +, que visa conectar instituições com projetos florestais a investidores, criando uma rede colaborativa e integrada.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária