logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Propostas da 3ª Conferência Estadual sobre Desenvolvimento Rural seguem para Brasília em 2026.

COMPARTILHE

Propostas da Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de 2026 Encaminhadas

Foi concluída nesta quinta-feira (11) a 3ª Conferência Estadual do Territórios, em Maceió, que tratou do desenvolvimento rural sustentável. Promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), junto com outros órgãos, a conferência encerrou um ciclo de encontros que abrangeu as nove regiões de Alagoas, com o objetivo de elaborar uma agenda estratégica a ser apresentada em Brasília em 2026.

Durante a abertura do evento, o secretário Marcelo Melo enfatizou a importância do diálogo sobre desenvolvimento rural, afirmando que os territórios são fundamentais para a segurança alimentar e a redução das desigualdades sociais. “Estamos pensando em soluções que fortaleçam a produção familiar, ampliem a inclusão produtiva e valorizem o conhecimento local”, afirmou.

Melo destacou as políticas do governo alagoano voltadas para a agricultura familiar, promovendo a produção de forma inclusiva e sustentável. O estado já está em movimento, com iniciativas como o Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar, que em 2025 será expandido. Além disso, a Emater Alagoas recebeu novos técnicos para atender melhor as regiões, e programas como o Planta Alagoas garantem sementes essenciais para as safra dos trabalhadores do campo.

Representando os povos indígenas, a cacique Rilmara Araújo, da comunidade Katokinn, reiterou a importância da conferência. “Essa iniciativa abre caminho para alternativas de convivência no semiárido. Em nossa comunidade, somos mais de 5 mil indígenas, e as propostas aqui discutidas fortalecerão nossa vida no território”, declarou.

O evento contou também com a apresentação de seis propostas e a eleição de 34 delegados para a Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, marcada para março de 2026 em Brasília. Segundo Gilberto Coutinho, superintendente do Desenvolvimento Agrário em Alagoas, os representantes levam consigo a voz de 1.100 participantes das conferências territoriais, equivalentes a 100 mil famílias de diversas comunidades. “Estamos prontos para apresentar nossas propostas ao ministro Paulo Teixeira e ao presidente Lula”, afirmou Coutinho.

A abertura da conferência contou ainda com a presença de Ronaldo Targino, secretário executivo da Agricultura Familiar; Jorge Marques, superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária; além de representantes de movimentos sociais e diversas lideranças comunitárias.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade