logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Programa do Ministério da Agricultura promove capacitação e entrega de máquinas a assentamentos em Mato Grosso.

COMPARTILHE

O Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar em Mato Grosso é uma iniciativa desenvolvida em parceria pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O programa tem como objetivo promover a capacitação em associações e cooperativas de assentamentos rurais, bem como aumentar a produtividade através da entrega de máquinas e equipamentos.

Com um investimento superior a R$ 30 milhões, mais de 3,9 mil famílias mato-grossenses serão beneficiadas em diferentes regiões do estado, nos municípios de Acorizal, Campo Verde, Cláudia, Cuiabá, Itaúba, Juscimeira, Mirassol D’Oeste, Nortelândia, Nova Olímpia, Pedra Preta, Poconé, Poxoréu, Rondonópolis, São José do Povo, São José dos Quatro Marcos, Sorriso, Tangará da Serra, Terra Nova do Norte, Várzea Grande e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Associações e cooperativas localizadas nesses municípios que já passaram pela capacitação estão começando a receber as máquinas e equipamentos necessários para a produção de alimentos. De acordo com as demandas de cada comunidade, serão entregues tratores, roçadeiras, carretas, reboques, perfuradores de solo, distribuidores de sementes, grades aradoras, kits de irrigação, entre outros equipamentos que auxiliam no desenvolvimento da produção local.

Além disso, o Programa também oferece formação voltada à capacitação de mulheres rurais e suas famílias, com foco na gestão prática, liderança feminina e diversificação das atividades produtivas. O projeto visa promover o empreendedorismo feminino no campo, incentivando a participação das mulheres no desenvolvimento das atividades agrícolas.

As primeiras entregas de máquinas e equipamentos estão agendadas para o final de fevereiro, começando pelos municípios de Pedra Preta e São José do Povo, e seguindo para Rondonópolis, Tangará da Serra, Nortelândia, Várzea Grande e Acorizal. As patrulhas completas serão destinadas às associações e cooperativas cadastradas, para auxiliar no preparo do solo e cultivo de alimentos, seguido pela entrega dos equipamentos para beneficiamento da produção.

Para mais informações, a imprensa pode contatar através do e-mail imprensa@agro.gov.br.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade