Ministério do Desenvolvimento Agrário Prorroga Prazo para Agricultores Safristas em Alagoas
Os agricultores safristas de Alagoas terão até o dia 15 de maio de 2026 para quitar o pagamento dos boletos referentes à adesão ao Garantia-Safra. A informação é da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri), que anunciou a prorrogação após determinação da coordenação-geral do programa, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Na safra 2025/26, mais de 32 mil agricultores familiares tiveram suas inscrições validadas no programa. Para fazer parte, é necessário pagar a tarifa de adesão, que é de R$ 24,00. O Garantia-Safra é uma iniciativa que envolve também a contribuição de recursos dos municípios, do estado, da União e do Fundo Garantia-Safra (FGS).
Os municípios que se beneficiam dessa prorrogação incluem Água Branca, Batalha, Belém, Belo Monte, e muitos outros, totalizando uma lista que visa atender as necessidades dos agricultores afetados por eventos climáticos adversos, como secas e chuvas excessivas.
O Garantia-Safra é parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que busca amparar os agricultores que enfrentam perdas em suas colheitas. Essa ação reforça o comprometimento do governo em apoiar a produção rural e a segurança alimentar na região.













