Na última semana, uma missão voltada à promoção comercial e atração de investimentos ocorreu no âmbito do agronegócio brasileiro. A delegação, que incluía representantes do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos, juntamente com empresários do setor, viajou para a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Singapura. O objetivo principal da missão foi apresentar a investidores locais uma série de projetos estratégicos que, juntos, somam mais de R$ 11 bilhões, com ênfase em iniciativas que prometem impactar de maneira significativa o agronegócio.
Entre as propostas discutidas estão inovações na produção de fertilizantes nitrogenados utilizando hidrogênio verde, além de projetos voltados para tecnologia e inovação no setor agropecuário. A comercialização de créditos de carbono e a conversão de pastagens degradadas em sistemas produtivos mais intensivos e sustentáveis também foram pontos destacados. Ao longo dos seis dias de missão, a delegação participou de 19 reuniões, tanto coletivas quanto bilaterais, com algumas das principais instituições investidoras nas nações visitadas.
A organização da missão contou com a colaboração da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, que trabalhou em parceria com os adidos agrícolas brasileiros nas nações anfitriãs. O apoio das embaixadas locais foi considerado crucial para a efetividade da agenda, garantindo que o diálogo com investidores fosse contínuo e produtivo.
Uma das etapas importantes da missão ocorreu em Abu Dhabi, onde a delegação participou do Fórum Hili, um evento internacional focado em discutir temas como barreiras tarifárias, multilateralismo, mudanças climáticas e a transição energética. Uma das metas da participação nesse evento foi o estreitamento das relações com investidores estrangeiros, criando oportunidades para futuras colaborações.
Adicionalmente, a estratégia de promoção comercial para o agronegócio brasileiro tem sido intensificada, com destaque para 2025. Até o momento, já foram abertos 133 novos mercados e realizadas 55 ações promocionais, incluindo missões oficiais e participação em feiras internacionais por delegações e empresas do Brasil. Essa iniciativa evidencia a significativa transformação do setor agropecuário brasileiro nas últimas décadas e seu papel crescente na segurança alimentar mundial, sustentado por um modelo de crescimento que prioriza qualidade, sanidade e sustentabilidade na produção.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária