O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura e Florestas de Angola, Issac dos Anjos, assinaram dois instrumentos bilaterais durante o Fórum Empresarial Agro Brasil – Angola no Instituto Guimarães Rosa, em Luanda, nesta sexta-feira.
A Carta de Intenções entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Florestas da República de Angola (Minagrif) visa fortalecer as relações bilaterais no setor agropecuário e agroindustrial. A ideia é identificar e estruturar projetos estratégicos nesse setor para promover o comércio e os investimentos.
O segundo instrumento assinado foi a Troca de Notas para Atualização do Memorando de Entendimento de Cooperação entre o Mapa e o Minagrif. Essa atualização formaliza a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto de Investigação Agronômica (IIA) e do Instituto de Investigação Veterinária (IIV) de Angola nas atividades de cooperação entre os dois países no setor agropecuário.
Durante o Fórum Agro, o ministro Carlos Fávaro ressaltou a importância comercial do país angolano, mencionando suas oportunidades de investimento para empresários brasileiros. Ele destacou a diversificação da economia angolana e o potencial para o desenvolvimento do setor agropecuário.
O evento também contou com a participação do adido agrícola em Luanda, José Guilherme Leal, que destacou os potenciais agrícolas de Angola e as empresas locais atuantes no setor agropecuário. O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, enfatizou a importância do evento para fortalecer os negócios entre empresários dos dois países.
O objetivo do Fórum Empresarial Agro Brasil – Angola é promover o estreitamento dos laços comerciais entre Brasil e Angola, por meio de debates sobre oportunidades de investimentos no agronegócio angolano, financiamento para investimentos e desenvolvimento da indústria de carne de frango e suínos no Brasil. A participação de representantes dos setores do agronegócio e de bancos públicos contribuiu para enriquecer as discussões.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária