O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou da cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa), que terá Orcival Gouveia Guimarães como presidente no biênio 2025-2026. O evento ocorreu em Cuiabá (MT) na noite de quarta-feira (27).
Durante a cerimônia, o ministro destacou a importância da Ampa e do algodão brasileiro como exemplos de sucesso na conquista do mercado mundial. Ele ressaltou o crescimento do setor, que alcançou a posição de maior exportador mundial em 2024, graças à qualidade do produto e aos mais de 200 certificados de procedimentos adotados na produção.
No ano em curso, as exportações de algodão brasileiro já ultrapassaram US$ 4,2 bilhões, com Mato Grosso, principal estado produtor, respondendo por mais da metade desse montante. O produto brasileiro se destaca pelo sistema de rastreabilidade, permitindo aos consumidores acessar informações sobre a origem da matéria-prima por meio de um QR Code nas etiquetas.
Carlos Fávaro enfatizou a importância de manter a qualidade dos produtos brasileiros e destacou a necessidade da lei da Reciprocidade, que garante aos compradores a mesma qualidade exigida do Brasil. Ele ressaltou que o país vive um momento de prosperidade, com crescimento econômico e baixo índice de desemprego, especialmente nas regiões onde a agricultura é a atividade econômica principal.
O ministro ressaltou a importância do debate contínuo sobre rastreabilidade e boas práticas sociais e ambientais para expandir ainda mais os mercados para os produtos brasileiros. Ele destacou as oportunidades de crescimento econômico e a criação de empregos por meio da abertura de novos mercados para o agronegócio brasileiro. Para mais informações, foi disponibilizado um contato para a imprensa: imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária