Finalizando sua visita ao Japão, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou do Fórum Econômico Brasil-Japão ao lado de autoridades e empresários de ambos os países.
Durante a missão, foram assinados acordos de cooperação entre os Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, e os Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão. O objetivo desses acordos é fortalecer a cooperação na recuperação de pastagens e terras agrícolas degradadas no Brasil.
O presidente Lula destacou a importância dos acordos firmados com o governo japonês, focados em descarbonização e digitalização. Segundo ele, esses acordos refletem o grau de ambição do relacionamento Brasil-Japão e ampliam as oportunidades de cooperação com o setor privado.
O ministro Fávaro ressaltou que a modernização da agropecuária brasileira tem relação direta com a parceria com o Japão, destacando a colaboração entre a JICA e a Embrapa há 50 anos. Essa parceria impulsionou a pesquisa agropecuária no país, viabilizando projetos importantes.
Além disso, Fávaro enfatizou que a parceria com o Japão contribui para a posição do Brasil como um dos maiores fornecedores de alimentos do mundo, garantindo alimentos de qualidade, segurança alimentar e estabilidade inflacionária.
O Fórum Econômico Brasil-Japão é um encontro bilateral que discute oportunidades de cooperação econômica, destacando temas como comércio, investimentos, inovação tecnológica e transição energética.
Com o encerramento da missão oficial, Brasil e Japão reafirmam o compromisso de fortalecer suas relações e ampliar parcerias estratégicas para o futuro.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária