logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministro da Agricultura destaca esforços do Brasil para abrir novos mercados agrícolas globais

COMPARTILHE

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou da conferência Bloomberg New Economy, em São Paulo, onde discutiu as perspectivas do agronegócio brasileiro no cenário internacional. Fávaro destacou os esforços do Brasil em promover relações diplomáticas globais e acessar mercados exigentes, criando oportunidades para os produtos agropecuários do país.

O Brasil tem avançado na conquista de novos mercados devido à qualidade dos produtos brasileiros e à eficiência do sistema sanitário do país. Um exemplo é a gripe aviária, que não afeta os plantéis comerciais brasileiros. Isso demonstra a competência do país, que hoje é responsável por quase 40% do mercado mundial de frango.

Além disso, desde o início de 2023, o Brasil abriu 262 mercados para produtos do agronegócio em 61 destinos, e em 2024 foram registradas 184 novas aberturas. O país tem buscado novas parcerias e oportunidades, como a solicitação à União Europeia para revisão da abordagem punitiva aos produtores que cumprem a legislação ambiental.

O Governo Federal também está investindo na recuperação de pastagens degradadas, com o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). A iniciativa tem como meta recuperar até 40 milhões de hectares em dez anos, sem a necessidade de desmatamento.

O Brasil vem se destacando na produção de commodities e também na geração de energias limpas e renováveis. Um exemplo disso é a produção de etanol à base de milho, que contribui para a indústria de carnes. Outro ponto de destaque é a cooperação com parceiros comerciais como os BRICS, Oriente Médio e Ásia, buscando superar barreiras comerciais e fortalecer o comércio internacional.

Em relação à Nova Rota da Seda, liderada pela China, o Brasil demonstra interesse em ampliar sua rede de parceiros comerciais e explorar novas oportunidades de exportação. A abertura do porto chinês em Chancay, no Peru, também representa uma nova rota de escoamento para as exportações brasileiras, fortalecendo as relações comerciais com a Ásia e aumentando a competitividade do Brasil no mercado internacional.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade