Entre os dias 13 e 14 de maio, foi realizada uma missão comercial em Oregon, nos Estados Unidos, promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O objetivo da missão foi expandir a presença de produtos do agronegócio brasileiro no mercado norte-americano.
O evento reuniu representantes de oito empresas que atuam em setores variados, incluindo café, água mineral, cachaça, açaí, chocolate, pão de queijo e carnes. A coordenação da missão ficou a cargo da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, com a participação da adida agrícola do Brasil nos Estados Unidos, Ana Lucia Viana, e do coordenador-geral de Promoção Comercial, Péricles Mendes da Silva. A cônsul honorária do Brasil em Oregon, Daniela Andrade, também prestou suporte à iniciativa.
A busca por novas oportunidades de negócios visou conectar produtores e empresários brasileiros a compradores, redes varejistas, operadores logísticos e outros representantes do setor privado local. Atualmente, os Estados Unidos ocupam a terceira posição entre os principais destinos das exportações do agronegócio brasileiro. Em 2025, o país importou cerca de US$ 11,4 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, destacando-se o café, carnes, produtos do complexo sucroenergético e cacau.
A programação da missão abordou o crescente mercado norte-americano de alimentos especiais, que movimenta anualmente mais de US$ 200 bilhões, favorecendo produtos com identidade e diferenciação. Nesse cenário, itens como café, açaí, cachaça e chocolate brasileiro apresentam oportunidades em redes varejistas, lojas especializadas, restaurantes e distribuidores regionais.
Durante a missão, a delegação participou do Fórum Econômico Brasil–Oregon, além de realizar rodadas de negócios e visitas técnicas em Portland. Os empresários tiveram a oportunidade de interagir com redes varejistas locais para entender melhor o mercado, o perfil dos consumidores e as possibilidades de inclusão dos produtos brasileiros nas prateleiras.
Como parte da programação, a delegação visitou o Porto de Portland, onde puderam conhecer a infraestrutura logística da região, incluindo o Terminal 6, que é o principal terminal internacional de contêineres de Oregon. Os participantes também visitaram uma torrefação de café da única empresa brasileira em operação no estado, focando em estratégias de posicionamento de marca e comercialização.
A missão foi fundamental para identificar novas oportunidades para alimentos e bebidas brasileiras em Oregon e fortalecer o diálogo com potenciais compradores nos Estados Unidos. Essa iniciativa visa diversificar a atuação do agronegócio brasileiro em mercados regionais norte-americanos, além de aproximar empresas nacionais de novas redes de distribuição. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo e-mail da imprensa.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária













