Em 8 de agosto, uma missão oficial partiu em direção à América Central e ao Caribe, com o objetivo de fortalecer o comércio agropecuário nacional e promover a cooperação técnica com os países da região. Essa iniciativa também busca articular a participação dos países na 23ª Junta Interamericana de Agricultura (JIA), que ocorrerá em novembro em Brasília, reunindo ministros da Agricultura das Américas.
A primeira parada da missão aconteceu no Panamá, onde foram realizadas reuniões com o vice-chanceler Carlos Hoyos e autoridades do Ministério de Desenvolvimento Agropecuário (Mida). Durante esses encontros, foram discutidos avanços nas exportações nacionais para a região, com foco em aumentar as vendas de produtos como proteína animal, frutas, alimentos para pets e material genético. Além disso, o grupo abordou a necessidade de ajustes técnicos para agilizar os protocolos sanitários que estão em negociação.
Essas conversas também abriram espaço para a cooperação técnica e científica entre os países, impulsionando a integração regional e firmando novas parcerias que envolvem o Ministério da Agricultura e Pecuária e a Embrapa, que é a empresa brasileira de pesquisa agropecuária. Com uma expectativa de crescimento, a missão visa facilitar a abertura do mercado panamenho para a entrada de produtos agropecuários brasileiros. Um memorando de entendimento sobre sanidade animal e vegetal e vigilância agropecuária está em pauta, e, em 2024, o comércio com o Panamá atingiu US$ 89,6 milhões, destacando cereais, farinhas e preparações.
Na sequência, a missão seguiu para Barbados, onde, em 11 de agosto, foram exploradas oportunidades para ampliar o comércio de carnes, material genético, frutas e grãos. Os representantes discutiram também a criação de um memorando de entendimento visando a cooperação técnica, além de protocolos para abrir o mercado barbadiano a produtos brasileiros, incluindo carne bovina, material genético avícola e bovino, e produtos vegetais. A meta a curto prazo é formalizar esse documento e anunciar as aberturas de mercado de forma oficial.
A missão continuará seus trabalhos em São Vicente e Granadinas e Granada, encerrando sua jornada no Peru, onde haverá participação na reunião do Comitê Executivo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
Para mais informações, o contato é: imprensaimprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária