logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministério da Agricultura destaca bioeconomia e inovações sustentáveis em evento latino-americano em Campinas.

COMPARTILHE

Entre os dias 28 e 31 de julho, Campinas (SP) sediou o Biocontrol & Biostimulant LATAM 2025, um evento que se destacou como o principal encontro latino-americano voltado para tecnologias e inovações na agricultura. O objetivo do evento foi promover políticas públicas já existentes, fomentar o diálogo entre os protagonistas da bioeconomia regional e consolidar conexões internacionais, sempre em prol de uma agricultura mais sustentável.

Durante o evento, foram apresentadas diversas iniciativas que buscam destacar a importância dos bioinsumos na produção agrícola. O Programa Nacional de Bioinsumos, com seu estande institucional, serviu como um espaço para promover a troca de informações entre especialistas e interessados no tema. O programa não só reafirma a necessidade de inovação sustentável, mas também projeta o país no cenário global da bioeconomia, evidenciando soluções biológicas para o setor agropecuário.

Entre as atividades do evento, um workshop destacado contou com a participação de especialistas que discutiram avanços regulatórios e a inovação em políticas públicas. A moderadora da mesa redonda, Valéria Burmeister Martins, coordenadora-geral de Bioeconomia e Recursos Genéticos, enfatizou a relevância de articulações multissetoriais para fortalecer a cadeia de bioinsumos na América Latina. O debate ressaltou a posição estratégica do país como líder regional na adoção de práticas agropecuárias que priorizam a sustentabilidade, através do emprego de bioinsumos e biotecnologia, e a intensificação da cooperação científica entre nações.

Para finalizar a programação, uma comitiva técnica fez visitas a uma biofábrica e ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. Essas atividades foram fundamentais para reafirmar o compromisso com a integração entre pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de fortalecer parcerias institucionais que buscam consolidar a bioeconomia como um vetor estratégico para o desenvolvimento agropecuário.

Além disso, a participação de profissionais especializados, como o coordenador de Bioinsumos e Novas Tecnologias, Marcus Vinicius Coelho, e outros técnicos da área, enriquecendo ainda mais as discussões e trocas de experiências ao longo do evento. Para mais informações, interessados podem entrar em contato através do e-mail fornecido para a imprensa.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade