logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Inovação em Fertilizantes: Centro de Excelência Desenvolve Tecnologias Adaptadas para Agricultura Brasileira e Sustentável

COMPARTILHE

Na última quinta-feira, ocorreu o painel intitulado “O Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas e a Nova Governança para Inovação Aberta no Agro” na AgriZone. O evento foi uma oportunidade para discutir a importância de inovações em fertilizantes que atendam às exigências das condições tropicais do Brasil. O Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CEFENP) será constituído por uma rede de hubs que abrangerá nove estados brasileiros e contará com a colaboração de cinco países parceiros. A utilização de laboratórios abertos e plantas-piloto visa transformar ativos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em produtos e tecnologias que ofereçam fertilizantes mais eficientes, indo do laboratório ao campo, sempre fundamentados em ciência, políticas públicas e princípios de sustentabilidade.

Durante o evento, representantes do CEFENP apresentaram modelos de governança e estratégias de financiamento de projetos que visam estimular a inovação no setor de fertilizantes. Tais iniciativas têm como objetivo otimizar recursos públicos e acelerar a realização de demonstrações em campo, com ênfase em adaptações às mudanças climáticas e na inclusão de pequenos produtores. As diretrizes do CEFENP foram claramente alinhadas às do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), reforçando a necessidade de um desenvolvimento coordenado e eficaz no setor.

O assessor especial da Secretaria-Executiva, José Carlos Polidoro, detalhou que o centro de excelência funcionará como uma instituição pública-privada, englobando organismos nacionais e internacionais, além de setores privado e governamentais. O propósito é impulsionar inovações e negócios focados no avanço de tecnologias para a produção de fertilizantes e, consequentemente, assegurar a segurança alimentar no país.

Especialistas também destacaram o enorme potencial do Brasil em desenvolver tecnologias específicas para a produção de fertilizantes que sejam adequadas a cada bioma. Com centros de pesquisa e desenvolvimento ativos, uma base sólida de pesquisadores e uma agricultura robusta, o país está preparado para cumprir de forma eficaz os objetivos do Plano Nacional de Fertilizantes, diminuindo a dependência externa.

A missão principal do CEFENP é demonstrar que a colaboração entre diversas instituições e o uso compartilhado de ativos de P&D podem ser estratégias eficientes para reduzir custos e disseminar a inovação no agronegócio. A iniciativa busca estabelecer um novo paradigma de governança que permita escalar o uso de fertilizantes inteligentes, bioinsumos e práticas agrícolas regenerativas, promovendo a segurança alimentar e a sustentabilidade da produção frente às mudanças climáticas. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo e-mail da imprensa do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade