Evento do MST Oferece Alimentos de Assentamentos em Maceió
A Praça da Faculdade, no bairro do Prado, é o palco da 24ª Feira da Reforma Agrária, promovida anualmente pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O evento, que teve início nesta quarta-feira (3), se estenderá até sábado (6) e promete atrair a atenção de todos os que valorizam a agricultura familiar.
Com uma programação rica em atividades, o festival “Por Terra, Arte e Pão!” inclui apresentações artísticas e debates sobre temas essenciais para o desenvolvimento rural. Estão disponíveis 350 toneladas de alimentos frescos, todos provenientes de assentamentos e acampamentos do estado, garantindo produtos saudáveis e sem agrotóxicos à população.
Débora Nunes, da coordenação nacional do MST, destacou a importância do evento para o diálogo entre os movimentos sociais e a sociedade de Maceió. “Nossa feira é uma grande demonstração do papel vital da reforma agrária. Buscamos produzir alimentos saudáveis a preços justos, promovendo a inclusão social”, afirmou.
A valorização da agenda das organizações do campo ganhou destaque com a sanção da lei nº 8.945 pelo governador Paulo Dantas, que instituiu a “Semana da Feira da Reforma Agrária” no calendário oficial de Alagoas, a ser celebrada anualmente em setembro.
Jaime Silva, diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), ressaltou que garantir direitos aos trabalhadores rurais passa pela democratização do acesso à terra, além de fomentar a inclusão produtiva. “Este diálogo com o MST e outras organizações é fundamental para promover justiça social”, afirmou.
A feira começa a vender seus produtos a partir das 6h, com programação cultural que vai até às 22h nos três dias de evento.
Serviço:
24ª Feira da Reforma Agrária
Data: 3 a 6 de setembro
Horário: das 6h às 22h
Local: Praça da Faculdade, Maceió – AL