logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Emenda do Codex Alimentarius facilita exportações de suco de uva brasileiro.

COMPARTILHE

O governo brasileiro recebeu com satisfação a notícia da aprovação de uma emenda à Norma Geral para Sucos de Frutas e Néctares do Codex Alimentarius. Essa emenda visa incluir de maneira mais precisa as características do suco de uva elaborado com a espécie Vitis labrusca, que é predominante na produção nacional.

Com essa alteração, a norma internacional de referência será alinhada à produção brasileira de suco de uva. Isso facilitará as exportações brasileiras desse produto e contribuirá para aumentar sua competitividade no mercado internacional.

A emenda proposta à Comissão do Codex Alimentarius sugere a divisão do nível mínimo de Brix para suco de uva em dois grupos distintos. Um grupo será para Vitis vinifera e suas híbridas, com o nível mínimo de Brix mantido em 16,0. O outro grupo será para Vitis labrusca e suas híbridas, com um novo limite mínimo de Brix de 14,0. Essa mudança tem como objetivo tornar a norma mais precisa e refletir melhor as características do suco de uva reconstituído produzido com a Vitis labrusca e suas híbridas, especialmente o suco brasileiro proveniente de regiões com características específicas, como o Rio Grande do Sul.

O Codex Alimentarius, criado em 1963 e gerido conjuntamente pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo estabelecer normas internacionais na área de alimentos para proteger a saúde dos consumidores e garantir práticas leais no comércio internacional.

Esse resultado foi alcançado graças ao trabalho conjunto realizado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade