logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Caravana do Agro Exportador promove oportunidades de negócios entre Brasil e Angola para produtores rurais.

COMPARTILHE

Cerca de 90 produtores rurais, responsáveis técnicos e empresários do setor de sementes e mudas participaram, na última quarta-feira, da Caravana do Agro Exportador, realizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O evento teve como um dos principais pontos de destaque a orientação oferecida pela adidância brasileira em Angola, que abordou os desafios e as oportunidades de negócios com o continente africano.

Em uma palestra online, o adido agrícola no país africano comentou sobre as semelhanças entre partes do território angolano e o Cerrado brasileiro, ressaltando o interesse dos angolanos por materiais de propagação que possam impulsionar o desenvolvimento do seu setor agrícola. Esta troca de informações é fundamental para a construção de parcerias comerciais frutíferas e para a expansão das exportações brasileiras.

Painéis de discussão e sessões de perguntas e respostas tiveram grande participação do público, com o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em São Paulo, Estanislau Steck, destacando a dinâmica do evento. Os presentes tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre exportação, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.

A Caravana do Agro Exportador é um programa voltado a impulsionar a exportação do agronegócio, com o intuito de fortalecer a cultura exportadora e conectar produtores rurais e empresas a novas oportunidades de mercado no exterior. Profissionais do Mapa têm visitado diversas regiões do país para oferecer capacitação sobre negociações sanitárias, fitossanitárias e os processos envolvidos na exportação de produtos agrícolas.

Além disso, o público teve a oportunidade de interagir com especialistas da Coordenação Geral de Sementes e Mudas e do sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), setores que se dedicam à regulamentação e aos cuidados necessários no processo de exportação de sementes.

No dia seguinte, um workshop específico sobre sementes e mudas ocorreu em Ribeirão Preto, organizado pela Comissão de Sementes e Mudas de São Paulo (CSM-SP), que reúne profissionais da esfera pública e privada envolvidos no setor. Essa aproximação de atores relevantes indica um esforço contínuo para o fortalecimento da cadeia produtiva agrícola no contexto das exportações.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade