No dia 2 de outubro, uma comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou de uma série de reuniões em Bruxelas, na sede da Comissão Europeia. A delegação foi liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua, e incluiu o diretor de Negociações Não Tarifárias, Augusto Billi, além dos adidos agrícolas Glauco Bertoldo e Nilton de Morais. A representação contou ainda com o suporte estratégico da embaixada brasileira na União Europeia, comandada pelo embaixador Pedro Miguel.
Durante essa jornada, a comitiva teve a oportunidade de se reunir com três importantes diretorias-gerais da Comissão Europeia: Agricultura (DG AGRI), Saúde e Segurança Alimentar (DG SANTE) e Comércio (DG TRADE). Os encontros focaram em discutir questões relacionadas à sanidade agropecuária e ao acesso a mercados, visando fortalecer a colaboração entre Brasil e União Europeia.
Nas conversas com a DG SANTE, foram apresentados cinco pedidos prioritários para facilitar o comércio de produtos brasileiros. Entre as solicitações, estava a retirada de controles rigorosos sobre carnes de aves e bovina, além da solicitação para restabelecer o pré-listing para esses produtos. A equipe também buscou avanços nas negociações para a reabertura das exportações de pescados e o reconhecimento mútuo de regionalizações para doenças específicas, como a influenza aviária e a peste suína africana. Outro ponto abordado foi o desejo de atualizar o reconhecimento do Brasil como um país livre de febre aftosa sem vacinação, o que implicaria mudanças nos certificados de exportação. A delegação ainda propôs a criação de um diálogo de alto nível em segurança fitossanitária (SPS) para discutir pendências técnicas.
Na reunião com a DG AGRI, o foco foi a reinstituição de um diálogo agrícola entre Brasil e Europa, além do interesse mútuo em ampliar o acesso a mercados e coordenar iniciativas de sustentabilidade e rastreabilidade. A programação da próxima visita do comissário da DG AGRI ao Brasil, marcada para o final de outubro, também foi discutida.
No encontro com a DG TRADE, as partes enfatizaram a importância de avanços nas questões sanitárias e a facilitação do comércio, além de repassar os próximos passos relacionados ao acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Essa série de reuniões evidencia a busca por um intercâmbio mais eficiente e produtivo entre os dois blocos, especialmente em um momento em que a segurança alimentar e as normas comerciais se tornaram mais relevantes.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária