logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Brasil e Portugal assinam Memorando de Entendimento para cooperação no setor de vinhos

COMPARTILHE

Durante a visita do presidente da República Portuguesa e sua comitiva, foi realizada, nesta quarta-feira (19), a 14ª edição da Cimeira Brasil-Portugal. A cerimônia contou com a assinatura de 19 acordos bilaterais, sendo um deles o Memorando de Entendimento para a promoção e cooperação no domínio do vinho e outros produtos vitivinícolas.

O Memorando foi assinado pelo ministro da Agricultura e Pecuária brasileiro, Carlos Fávaro, e pelo ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes. O objetivo do documento é estreitar a cooperação institucional e técnica entre os ministérios para incentivar e facilitar o comércio de vinhos e produtos vitivinícolas. Além disso, busca promover a discussão sobre a simplificação de procedimentos que regulam a produção e o mercado, o controle de qualidade, a certificação e a rotulagem desses produtos.

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância da cooperação entre os dois países nesse setor. Portugal é reconhecido mundialmente por sua produção vinícola de excelência, enquanto o Brasil vem crescendo na produção de vinhos em diferentes regiões. A colaboração mútua pode contribuir para aprimorar e fortalecer o comércio e a produção desses produtos.

Além do Memorando de Entendimento, os ministérios concordaram em estimular o intercâmbio de informações, legislações e experiências entre os serviços e organismos públicos e/ou privados responsáveis pelos setores da produção, análise, certificação, rotulagem, embalagem e fiscalização dos produtos. Também está prevista a promoção de missões para visitas e ações de formação em Portugal, incluindo a possibilidade de realização de estágios em laboratórios públicos ou privados.

A Cimeira Brasil-Portugal é um evento importante para fortalecer a cooperação entre os dois países. Neste ano, foram assinados diversos instrumentos bilaterais em áreas como saúde, ciência e tecnologia, segurança pública, portos e aeroportos, meio ambiente, cultura e turismo. Além disso, foram anunciadas parcerias estratégicas, como a instalação de escritórios de órgãos governamentais e a compra de aeronaves. A cimeira demonstra o compromisso mútuo em promover o desenvolvimento e a colaboração entre Brasil e Portugal.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade