logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Brasil e Japão celebram 130 anos de relações diplomáticas com avanços no mercado de proteínas

COMPARTILHE

Em comemoração aos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou de uma visita oficial ao país asiático juntamente com uma delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Durante a viagem, a comitiva se reuniu com a Japan Meat Trade Association, em Tóquio, com o objetivo de fortalecer as relações comerciais e ampliar as oportunidades para o agronegócio brasileiro. A associação, que representa importadores japoneses de proteínas, discutiu a possível abertura do mercado japonês para a carne bovina brasileira.
O ministro Carlos Fávaro destacou avanços previstos a partir da viagem, com a expectativa de anúncio da visita de técnicos especializados ao Brasil para conhecer o sistema produtivo brasileiro, incluindo frigoríficos e medidas sanitárias. Além disso, a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) está prestes a reconhecer o Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação, uma exigência fundamental do Japão.
O secretário Luis Rua salientou a importância de consolidar o Brasil como um dos principais fornecedores globais de proteínas e conquistar acesso ao mercado japonês, que é de alto valor agregado. A reunião também abordou o possível reconhecimento pela OMSA da condição de livre de febre aftosa sem vacinação no Brasil.
Além dos encontros com a Japan Meat Trade Association, a comitiva do Mapa irá se reunir com o ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Taku Etō, para discutir boas perspectivas de avanço nas questões sanitárias e técnicas, buscando fortalecer a cooperação bilateral.
A visita ao Japão faz parte das celebrações dos 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão, que tiveram início em 1895 e foram marcadas pela assinatura do acordo que permitiu a abertura de representações diplomáticas recíprocas em 1897. A viagem inclui encontros com empresários de diversos setores e a assinatura de acordos em áreas como ciência, tecnologia, energia e educação, visando fortalecer ainda mais a cooperação entre os dois países.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade