O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil encerrou recentemente uma missão na China, onde uma delegação brasileira participou de reuniões significativas com representantes dos Ministérios do Comércio e da Agricultura e Assuntos Rurais do país asiático. Os encontros, realizados em Pequim, tiveram como foco o fortalecimento das relações comerciais e a cooperação técnica entre Brasil e China.
Durante a visita ao Ministério do Comércio, a delegação brasileira conversou com o vice-ministro Jiang Chenghua. O vice-ministro destacou a importância da China como principal parceiro comercial do agronegócio brasileiro, mencionando que o Brasil é um fornecedor chave para produtos como carne, soja, algodão, açúcar e frango. Jiang também acrescentou que muitas empresas chinesas estão investindo no Brasil, destacando as áreas de infraestrutura, melhoramento de sementes e tecnologia agrícola. Nos últimos dois anos, o aumento da participação de firmas chinesas em feiras e exposições no Brasil também foi notável.
A conversa prosseguiu com tópicos sobre comércio agropecuário e maneiras de aprofundar a colaboração bilateral. Na sequência, a delegação se reuniu com o ministro do MARA, Zhang Zhu, que ressaltou a longa história de cooperação entre os dois países, destacando que a parceria se consolidou ao longo de mais de cinco décadas desde seu início, em 1974.
A delegação brasileira também aproveitou a ocasião para apresentar programas que visam promover uma agropecuária sustentável e inovadora. Entre os destaques estavam o Plano ABC+, que incentiva a adoção de tecnologias sustentáveis, e o Programa Nacional de Bioinsumos, que promove o uso de insumos biológicos na produção agrícola. Além disso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentou suas iniciativas de pesquisa e inovação.
Outro ponto relevante abordado foi a importância da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), um mecanismo chave para o diálogo estratégico entre os dois países. A missão em Pequim não apenas refletiu o compromisso do Brasil em fortalecer a cooperação em temas agrícolas, mas também reforçou o papel do país no comércio agropecuário global e na segurança alimentar.
A delegação brasileira incluiu representantes de diferentes setores, demonstrando a ampla gama de interesses na parceria com a China. O fortalecimento de laços nesse âmbito é visto como crucial para o futuro da agropecuária, garantindo desenvolvimentos sustentáveis e inovadores.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária













